Igreja Católica

A Fundação da Igreja, seu fundamento e sua esperança
 "E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)
A tradição nos ensina que a Igreja Católica foi fundada na pessoa de Pedro, pelo próprio Cristo. Simão era seu nome antes de se tornar apóstolo de Cristo. Recebeu o nome em aramaico Khefas, que quer dizer pedra, o nosso Pedro. Sabemos então que, a Igreja está fundada sobre uma base concreta que é a pessoa de Pedro, o líder escolhido pelo próprio Cristo.
A bíblia narra ainda, no livro Atos dos Apóstolos, que Pedro tomará a frente nas decisões e nos discursos entre os apóstolos (At.2,14-47). Conta o livro que o primeiro sínodo, por assim dizer, entre os apóstolos que andaram com Jesus e Paulo e Barnabé, que assumiram o apostolado depois, a pessoa de Pedro era a mais respeitada. (At.15,7-12). Enfim, Pedro torna-se o primeiro bispo de Roma e em Roma padece cruscificado de cabeça para baixo, por própria escolha, martirizado em nome de Cristo.
Hoje, mais de dois mil anos depois, a Igreja trás em sua lista 264 nomeados papa ou bispo de Roma, sendo o atual, o nosso Bento XVI.
Igreja, segundo o apóstolo Paulo, é o Corpo de Cristo na terra (Ef.4,1-16). Paulo vem nos ensinar que a Igreja tem o compromisso de ser o próprio Cristo no mundo. Formada por vários membros, cada um em função do outro, tal como o corpo, sendo todos os membros conectados à cabeça que é o próprio Cristo. Portanto, não é formada apenas por sacerdotes, mas também por pessoas leigas e diversas posições, ou seja, abrange tudo e a todos no mundo todo. Daí o nome "Católico", que quer dizer "Universal". Isto significa que independente de ser uma instituição, a Igreja mantém suas portas abertas, para quem quiser entrar ou sair.
Finalmente, a Igreja caminha neste mundo, sempre peregrina, na esperança da segunda vinda do Senhor (Hb.10,37-39), quando, finalmente, subirá aos Céus com todos os seus fundamentos, acompanhada de seu Esposo, nosso Senhor Jesus Cristo (Ap.21,9-27).
*O Reino dos céus foi inaugurado na terra por Cristo e Ele deixou a Igreja como “germe e o começo desde Reino”. Suas chaves são confiadas a Pedro e seus sucessores. O Reino de Cristo já está presente na Igreja, mas ainda não está consumado “com poder e grande glória” (Lc 21, 17). A Igreja só terá sua consumação na glória celeste quando do retomo glorioso de Cristo. Até aquele dia, “a Igreja avança em sua peregrinação por meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus”, como diz Santo Agostinho. A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente, embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade” (At 1,7). Este acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento. Ele virá para julgar a todos.*
É verdade que a Igreja Católica passou por muitos momentos difíceis durante toda a sua jornada, sendo a Idade Média , fase da Inquisição, considerada uma mancha negra na história da instituição. É verdade que o ouro da Igreja passou muitas vezes por mãos sujas, que até hoje e principalmente nos dias de hoje, muitos religiosos cometem erros e pecados grosseiros contra Deus, a Igreja e o mundo. Mas é fato que não se pode culpar a medicina pelos erros do médico, tal como não se pode culpar a Mãe Igreja pelos erros de seus filhos. É verdade também e todos deveriam respeitar o fato de que a Igreja Católica é a pioneira de todas as consideradas igrejas cristãs do mundo; foi a instituição que escolheu e ajuntou todos os livros da bíblia. Querendo ou não, é ainda a maior defensora da paz no mundo, sempre campeã absoluta quando o assunto é caridade. Foi a Igreja Católica quem escondeu e amparou os judeus exilados na segunda guerra mundial, e é ainda hoje a voz mais influente do planeta.
Se você é católico(a), o TLC faz um apelo: nâo deixe de saber mais sobre sua Igreja; leia a bíblia todos os dias e o catecismo da Igreja Católica sempre que possivel. Não deixe de fazer caridade e não deixe também de participar de algum movimento católico. Em especial, se for preciso, confesse-se com o padre de sua paróquia e vá à santa missa todos os domingos. Comungue o Corpo e o Sangue do Senhor Jesus, oferecido no altar da santa missa, adorando-O de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças. Fazendo isto, você estará servindo de exemplo como testemunho vivo da fé em Jesus e amor à Sua Igreja. Jesus nos diz ainda, que Ele é o bom pastor que deu a sua vida por sua Igreja (Jo.10,14-18), que Ele próprio fundou na pessoa de Pedro. A Igreja Católica hoje, mais do que nunca, precisa de fiéis e também defensores da sua doutrina. O TLC assumiu o compromisso e cabe a você também assumir.





*Este trecho foi tirado do Catecismo da Igreja Católica.